Curta sobre o Rio de Janeiro é filmado com câmera 3D de Avatar

28/11/2011 12:39
A bateria da Mangueira foi destaque de uma das cenas do curta EsteroEnsaios, que será exibido na abertura do festival (Foto: João Vargas/Divulgação)
Dos dias 2 a 4 de dezembro o MAM e o Cinema Odeon, no Rio de Janeiro, serão palco para a terceira edição do Festival CulturaDigital.Br, expondo ideias e projetos de profissionais e amantes da cultura digital nacional. Prova disso já poderá ser vista durante a abertura, quando o embaixador do festival, Gilberto Gil, der espaço à exibição de 'EstereioEnsaios', curta nacional filmado com as mesmas câmeras usadas por James Cameron em Avatar.


Em cinco 'capítulos', o curta retrata alguns dos maiores símbolos da cultura carioca sob as lentes tridimensionais da cultuada câmera digital RED, usada para filmar Avatar em 3D, e capaz de filmar em 4K - equivalente a resolução de 4520 x 2540 pixels. Considerado o "FullHD" dos cinemas, as imagens são tão precisas e pesadas que apenas um segundo de filme ocupa 2GB de espaço em um disco.

Nas cenas, imagens curiosas e impressionantes mostram um Rio que certamente nem os cariocas conhecem. Dentre elas, há lindas imagens da orla de Ipanema sob o ponto de vista do mar, beirando toda a praia até o Arpoador. Em outra, dois jovens caminham em câmera lenta sob as ruelas de uma comunidade ao encontro de seus amigos, em uma quadra de futebol completamente escondida, entre as casas. Mas a mais impressionante, de longe, é a visão e a sensação de se estar no meio da bateria da Mangueira.

Câmera RED, usada também nas filmagens de Avatar (Foto: Divulgação)
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário