Kodak anuncia o fim da produção de suas câmeras digitais

10/02/2012 21:41
kodak-easyshare-m1033-1A Kodak anunciou ontem (09/02), que vai parar de produzir câmeras digitais, filmadoras de bolso e porta-retratos digitais ainda nesse primeiro semestre de 2012, com o objetivo de cortar custos. A decisão marca o fim de uma era da Kodak, que inventou o conceito de câmeras digital que conhecemos hoje.


A Kodak pediu proteção contra falência no mês passado, como consequência de decisões equivocadas de seus executivos, lançamentos que baixo impacto e, principalmente, a tardia adoção do formato de fotografia digital que eles mesmos criaram, em 1975. A empresa já informou que sua saída do negócio de câmeras digitais vai resultar em uma significativa queda no número de funcionários. A maioria dos funcionários envolvidos nesse segmento da empresa trabalham na área de pesquisa, desenvolvimento e marketing de novos produtos.

Para se recuperar financeiramente, a Kodak vai tentar licenciar sua marca para outros fabricantes, ao invés de desenvolver novos produtos. Em 2006, a empresa era uma das três principais fabricantes de câmeras digitais do mundo, e agora, vai concentrar os seus esforços no desenvolvimento de impressoras e multifuncionais.

A Kodak também inventou as câmeras digitais com conectividade Wi-Fi e com telas touchscreen, além das estações de transferência de fotos e vídeos. Mas, com o passar do tempo, empresas como Nikon e Samsungn desenvolveram tecnologias de fotografia digital melhores e mais baratas, superando a Kodak em qualidade. Para deixar o negócio de câmeras digitais, a empresa terá um custo operacional de aproximadamente US$ 30 milhões, e a estimativa é que tal decisão gere uma economia anual de US$ 100 milhões.

Fonte: G1 e Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário