Google comemora o 125º aniversário de Heitor Villa-Lobos

05/03/2012 18:24
Doodle comemora o 125º aniversário de Heitor Villa-Lobos (Foto: Reprodução)O homenageado desta vez pelo Google é o 125° aniversário do maestro e compositor brasileiro, Heitor Villa-Lobos. Ele é considerado por muitos um revolucionário que rompeu com a música tradicional no Brasil e se tornou o maior personagem do modernismo no país.


A sua fonte de inspiração estava nas canções folclóricas, indígenas e populares. Entre as obras mais renomadas estão: "Cair da Tarde", "Canção de Amor" e "Xangô".

O pai do compositor, funcionário da Biblioteca Nacional, o incentivou desde pequeno a tocar violoncelo. Após a morte de seu progenitor, Villa-Lobos começou a tocar em bailes, cafés e teatros do Rio de Janeiro e, em 1913, casou-se com a pianista Lucília Guimarães.

Um grande momento na vida de Villa-Lobos foi quando ele fez parte da Semana de Arte Moderna, evento marcado pela renovação da linguagem da música brasileira, em 1922, no Teatro Municipal de São Paulo. Em três dias, o maestro, um dos mais importantes músicos que estavam no evento, apresentou "O Ginete do Pierrozinho", "Danças Africanas", "Camponesa cantadeira (suíte floral)" e muito mais.

Um ano após participar da Semana de Arte Moderna, iniciou a primeira de várias viagens que fez a Europa, de onde regressou, em 1930, ano em que se separou de Lucília. Depois de ser operado de câncer, em 1948, o maestro se casou com a ex-aluna e uma das mais importantes pessoas que auxiliaram na divulgação de suas obras, Arminda Neves d'Almeida com quem viveu até a morte, em 1959.

Villa-Lobos recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Nova Iorque, foi fundador-presidente da Academia Brasileira de Música, em 1960 e teve a face estampada nas notas de quinhentos cruzados. Apareceu, ao lado de Walt Disney, no filme “Alô, Amigos” (1940), além de ser retratado nos filmes: “Bachianas Brasileiras: Meu Nome É Villa-Lobos” (1979), “O Mandarim” (1995) e “Villa-Lobos - Uma Vida de Paixão” (2000).

Com a saúde debilitada, ele faleceu em 17 de novembro de 1959. A criação do Museu Villa-Lobos na cidade do Rio de Janeiro, em 1960, foi feita em homenagem ao maestro.

O que é um Doodle?

O Google faz uma homenagem as datas importantes através de mudanças no logotipo da página de busca da empresa. Esta intervenção é conhecida como Doodle.

Fonte: Google, Wikipédia e G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário